A importância do Pensamento Estratégico

Pensar estrategicamente é a capacidade de se antecipar às necessidades do mercado e do negócio. É uma pratica de rotina, e para isso, o profissional precisa estar inteiramente antenado aos fatores do ambiente externo e conhecer muito bem o ambiente interno. A fim de aproveitar ao máximo as oportunidades e mudanças do mercado.

Existem três características básicas nos profissionais que possuem o hábito de pensar estrategicamente:

– Eles visionam o futuro. Estão completamente ligados ao mercado e pensam sempre no plano B. Preocupando-se em estabelecer metas para o curto, médio e longo prazo.

– São capazes de desenvolver equipes e gerenciar seus processos administrativos, com o intuito de diminuir as falhas.

– Por fim, geram resultados para todos os envolvidos no processo de entrega ao cliente final e dão expectativas de futuro.

Dessa forma, se você quer praticar o pensamento estratégico, é importante que você e sua equipe se mantenham informados, entendam perfeitamente como todos os processos funcionam e dediquem parte do seu tempo a assuntos estratégicos, como desenvolver parcerias, alianças e atitudes que proporcionem vantagem competitiva.

Algumas habilidades básicas deverão ser desenvolvidas, caso você queira ser eficaz como profissional estrategista. Sendo assim, foque em alguns critérios que irão contribuir para você aprimorar sua visão estratégica e aprender como transformar a visão do negócio em realidade.

Critérios para o aprimoramento da visão estratégica

Observação

Aumente seu campo de observação e enxergue seu negócio como um todo, pois assim, você terá mais clareza para lidar com os possíveis problemas e motivar sua equipe.

Organização

É importante que você defina a estrutura e os recursos adequados para cada serviço que será oferecido. Crie mind maps simples e deixe-os visíveis para você e sua equipe. Assim, o risco de alguma etapa do processo ser pulada, diminui consideravelmente.

Ângulos diferentes de visão

Procure analisar uma situação sob diversos ângulos: cliente, equipe, mercado, etc. Essa variação de análise o auxiliará a pensar de diversas maneiras a respeito dos resultados, condições e ajustes a serem realizados.

Pessoas

Utilize a inteligência das pessoas que trabalham com você. Nós todos possuímos competências únicas, quando unidas, aumentam a chance da obtenção de melhores resultados.

Posicionamento

Nessa etapa do pensamento estratégico você deverá definir a fatia do mercado que deseja atingir, condições necessárias para que você seja produtivo, quais as tendências, competências e habilidades que devem ser fomentadas e as estratégias e táticas para que tudo funcione corretamente.

diferença entre planejamento e pensamento estratégico jaian bahia

Planejamento Estratégico vs Plano Estratégico

O Planejamento Estratégico é o que está por trás da elaboração do Plano Estratégico. Nele serão definidos os objetivos estratégicos, táticas, estratégias, toda a identidade do processo que almeja-se alcançar e soluções para os possíveis problemas que serão encontrados no decorrer do caminho. É responsável por definir o direcionamento ao objetivo comum. Levando em consideração os fatores do ambiente interno e externo que estejam relacionadas com você ou sua imobiliária e que possa contribuir com a evolução desejada.

O objetivo dessa série é estudar os principais aspectos do planejamento estratégico de modo a oferecer a você dados teóricos fundamentais e sua aplicação prática, transformando a sua mentalidade, de forma adaptável à sua realidade.

Para começarmos a desenvolver o planejamento estratégico, precisamos refletir sobre a sua missão. Qual é? Isso envolverá uma análise do ambiente interno, a fim de identificar seus pontos fortes que deverão ser aproveitados e pontos fracos que precisarão ser administrados, analisar também o ambiente externo no intuito de encontrar oportunidades a serem aproveitadas, ameaças a serem identificadas e trabalhadas com a intenção de serem transformadas e utilizadas de forma positiva.

O ambiente externo é tudo o que influencia seus negócios e que você não tem condições para modificar.

Definida a missão, analisados os pontos fortes e fracos, é estabelecida a estratégia que possibilitará alcançar o que foi definido e evitar os riscos que o ambiente externo oferece.

Por outro lado, o Plano Estratégico é o documento que constará todo o registro das intenções e decisões planejadas em um modelo que possibilite uma apresentação sistematizada das informações e deverá estar em constante atualização.

Cadastre seu email em minha lista para ser avisado em primeira mão quando o novo post da série for publicado. Aos participantes da minha lista VIP, eu também encaminho materiais complementares online e gratuitos, além de conteúdo exclusivo para contribuir com a formação do pensamento estratégico e mantê-los antenados ao que ocorre no mercado. Se você não faz parte da lista VIP, cadastre-se através do formulário abaixo e não perca o próximo post.