Como fazer a Análise SWOT

Para realizar a análise do ambiente, podemos utilizar diversas ferramentas estratégicas. Citarei algumas que julgo principais para uma boa análise. São elas:

Análise Swot

como ser um estrategista analise swot
Matriz SWOT | Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_SWOT

Com a Matriz SWOT será possível realizar uma análise estratégica, através do levantamento dos seus pontos fortes e fracos, e as possíveis ameaças e oportunidades que estão cercando você.

Forças:

Quais suas competências?

O que você faz de melhor?

O que torna você melhor que seu concorrente?

O que faz seus clientes retornarem?

Quais recursos você possui?

Ao responder as questões propostas, você realizará a primeira parte do diagnóstico.

Seu crescimento será limitado ou impulsionado, a partir do momento em que você utilizar seus pontos fortes de forma criativa.

Fraquezas:

Você ou seus funcionários são devidamente capacitados para as funções que exercem?

O que eu posso melhorar?

Por que meus clientes estão escolhendo os concorrentes?

Quais são as deficiências dos meus colaboradores?

Por que os clientes não voltam, após uma negociação?

Não fique muito preocupado se muitas fraquezas forem identificadas. Algumas delas poderão ser isoladas, através de cursos e treinamentos. Outras poderão ser corrigidos com a contratação de colaboradores mais experientes e habilidades que você precisa.

Ameaças:

As ameaças são as forças externas nas quais você não possui controle e que afetam negativamente seu negócio. Devem ser monitoradas constantemente e, se possível, neutralizadas a partir de ações estratégicas.

Oportunidades:

Ao contrário das ameaças, as oportunidades são as forças externas que você não possui controle, mas que afetam positivamente seu negócio. Você deverá estar atento, a fim de desenvolver rapidamente habilidades que venham a ser necessárias para o aproveitamento dessas oportunidades.

Por exemplo, instalação de um polo industrial em sua cidade.

Esteja atento e busque seguir tais oportunidades de forma mais eficiente do que seus concorrentes.

As perguntas básicas (poderosas) de estratégia

Muitas das vezes ficamos tão interessados em fazer acontecer que acabamos esquecendo de deixar claro qual nossa estratégia e o quão importante que todos os colaboradores a saibam.

como ser um estrategista - as perguntas básicas
As perguntas estratégicas

Existem cinco perguntas que a estratégia busca responder. Ao respondê-las, a estratégia estará tentando moldar o futuro.

Interessante que você as possua em sua mente e com suas respectivas respostas bem definidas. Valendo salientar que ambas estão inter-relacionadas e quaisquer mudanças que venham a ocorrer em qualquer uma delas acabará impactando todas as outras. Seu trabalho como Estrategista é compreender o quadro global que é composto pelas respostas para essas perguntas.

Faça bastante perguntas, não sendo irritante, mas você poderá pedir informações a seus colaboradores, clientes, busque pelo seu nome na internet e tente descobrir como está sua reputação, posicionamento perante sua localização e qualidade dos serviços prestados.

Saiba como você está indo, comece a examinar o número de negociações que foram concretizadas, não concretizadas, procure entender os motivos para justificar tais números. Você é o melhor, o segundo melhor, o sétimo melhor? As pessoas amam? Elas odeiam fazer négocio contigo? Você está crescendo, estagnado ou encolhendo?

Pense em qual direção você quer ir. Use as ferramentas e ensinamentos contidos aqui no blog para estimular melhores perguntas e um pensamento estratégico mais eficiente. Reúna marcas e exemplos que o motivam e procure entender como eles fazem negócio e se relacionam com seus clientes.

Quanto você quer crescer? Quanto você quer mudar? Quais as mudanças que você quer realizar? Do que as pessoas estão falando? Onde as oportunidades estão? Quem está se movimentando mais rápido que você?

Essas perguntas irão ajudá-lo a se tornar um Estrategista, e se você começar a colocá-las em prática, você será muito mais valorizado.

Cadastre seu email em minha lista para ser avisado em primeira mão quando o novo post da série for publicado. Aos participantes da minha lista VIP, eu também encaminho materiais complementares online e gratuitos, além de conteúdo exclusivo para contribuir com a formação do pensamento estratégico e mantê-los antenados ao que ocorre no mercado. Se você não faz parte da lista VIP, cadastre-se através do formulário abaixo e não perca o próximo post.