Como realizar o Planejamento Estratégico

Como vimos nos posts anteriores, realizar o Planejamento Estratégico significa pensar em tudo o que define e impacta você de forma com que possibilite traçar um caminho, a fim de alcançar as metas e objetivos traçados. Por isso é de suma importância que você saiba qual a sua missão. Para termos um ponto norteador.

Como elaborar o planejamento estratégico jaian bahia

Planejamento Estratégico

Apresentarei de forma sequenciada os principais aspectos do planejamento estratégico de modo a oferecer conteúdo teórico e prático para que você possa modificar sua forma de pensar e se adaptar às novas realidades.

Ao definir a missão do seu negócio é de suma importância que você faça uma análise do ambiente externo e interno, a fim de identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes que deverão ser aproveitados e os pontos fracos com os quais deverão tomar cuidado.

A partir da definição da missão e análise dos ambientes, deverá ser traçado um caminho, estratégia, para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.

Etapas do planejamento estratégico

As etapas do planejamento estratégico foram determinadas para facilitar o processo de realização e acompanhamento do cronograma.

Ele não possui um modelo rígido, pode variar tanto entre autores quanto de uma empresa para outra. Os processos apresentados aqui no blog possuem o intuito de ajudar você a planejar e implementar o seu plano estratégico.

Missão

Em tempos de dificuldades, quando precisamos evitar gastos desnecessários e enxugar nossa planilha de custos, a Missão terá um papel fundamental que é manter a equipe unida em prol de um propósito.

[blockquote source=”Michael A. Hitt”]A missão especifica o(s) negócio(s) no(s) qual(is) a empresa pretende competir e os clientes aos quais pretende atender.[/blockquote]

Existem diversos profissionais atuando na mesma praça que você, porém, o que os diferenciam são suas respectivas Missões.

Podemos notar a diferença ao analisarmos a missão de, por exemplo, algumas imobiliárias espalhadas pelo Brasil.

Centrimóveis

“Ser a solução de qualidade em serviços imobiliários para atender às expectativas de nossos clientes, diferenciando-se da concorrência pela excelência no atendimento, construída a partir do fortalecimento do compromisso entre nós, nossos colaboradores e parceiros”.

Grupo Brasil Brokers

“Transformar o sonho da casa própria em realidade com excelência na prestação de serviços imobiliários”.

Viana Negócios Imobiliários

”Ser referência de relacionamento, superando as expectativas de nossos clientes internos, externos e parceiros, por meio da excelência no atendimento e credibilidade nos negócios imobiliários”.

Perceba que ambas trabalham no segmento imobiliário, contudo, a declaração de missão são bastante diferentes e isso influencia diretamente na forma com que os serviços serão prestados por seus stakeholders, além de influenciar a percepção do consumidor final.

Como definir sua missão?

Antes de tudo, sua atual missão deverá ser identificada. Existem algumas perguntas que poderão auxiliar nessa etapa inicial, são elas:

  • O que você faz?
  • Como faz?
  • Onde faz?

Após respondê-las, podemos passar para a etapa de adequação da missão aos novos tempos.

Para isso, poderá responder as seguintes questões:

  • O que você deverá fazer?
  • Como deverá fazer?
  • Onde deverá estar fazendo?

Feito isso, conseguirá identificar sua missão e resumi-la em poucas palavras.

Ao elaborar a missão, esteja ciente que ela será a sua “carteira de identidade”. Como Drucker mesmo afirmava, uma empresa não é definida pelo seu nome e sim pela sua missão.

A missão deve ser concisa e objetiva

Após definir sua nova “carteira de identidade”, certifique-se de tê-la passado pelo teste de concisão e objetividade. Que é aquele onde você pede para seus colaboradores lerem e em seguida tentar repetir sem olhar o texto. Se não conseguirem repetir, repense e enxugue sua missão.

Na opinião do professor George Steiner, autor do famoso Handbook of Strategic Planning, “a declaração de Missão serve para motivar, dar uma direção, imagem e um tom para guiar a organização. Um excesso de detalhes poderá prejudicar os benefícios gerados pela Missão”.

Uma missão que certamente passaria no teste é a da imobiliária Ducati, localizada em Porto Alegre.

Imobiliária Ducati

“Aos Clientes: disponibilizar produtos e serviços de alta qualidade.

Aos Colaboradores: proporcionar um ambiente de trabalho estimulador e gratificante. Foco em treinamento e capacitação.

Aos Parceiros: gerar negócios com confiança, transparência, continuidade e humildade.”

Interessante que assim como a da Ducati, sua missão seja detalhada. A fim de assegurar a compreensão uniforme a qualquer pessoa que venha a ler, seja cliente, funcionário, parceiro, etc.

Ao concluí-la, divulgue-a e faça acontecer.

Cadastre seu email em minha lista para ser avisado em primeira mão quando o novo post da série for publicado. Aos participantes da minha lista VIP, eu também encaminho materiais complementares online e gratuitos, além de conteúdo exclusivo para contribuir com a formação do pensamento estratégico e mantê-los antenados ao que ocorre no mercado. Se você não faz parte da lista VIP, cadastre-se através do formulário abaixo e não perca o próximo post.