Conceitos Iniciais do Planejamento Estratégico

Antes de começarmos a falar sobre pensamento estratégico é importante que você tenha assistido ao video que indiquei no segundo post da série, clique aqui para assistir, pois expressa muito bem a essência que quero passar.

O que você deve fazer para se tornar destaque em sua carreira profissional? Fiz questão de mostrar a animação, justamente, para você tirar da cabeça de que fazendo tudo o que seus concorrentes, parceiros e amigos estão fazendo(camuflando-se), obterá melhores resultados.

E não podemos começar a falar sobre pensar de forma estratégica, sem entender o que é estratégia.

o que é estratégia

Mas afinal, o que é estratégia?

A estratégia surge da ideia de olhar para o ambiente externo, a fim de aproveitar as oportunidades disponibilizadas e se proteger das ameaças oferecidas por ele no ambiente interno.

Muitos profissionais possuem dificuldade em entender o significado de estratégia quando ligada à aplicação na área profissional. De antemão, precisamos partir do real significado da palavra estratégia, derivada do grego stratègós, que significa a arte do general conduzir seus exércitos para a vitória.

Sendo assim, agir estrategicamente é traçar um caminho que possibilite a aquisição de vantagem competitiva no mercado, e, por consequência, o sucesso desejado através da execução de atividades diferentes ou das mesmas atividades que o concorrente, porém, de maneira diferente.

Para começarmos a implantação de ações estratégicas no mercado imobiliário, é importante que você cumpra alguns requisitos importantes para a tomada de atitudes estratégicas.

Clique aqui para saber quais são os requisitos

Efetividade Operacional vs Estratégia

Efetividade Operacional vs Estratégia

A maior dificuldade em praticar a estratégia está em não saber diferenciá-la de efetividade operacional, que significa desempenhar atividades iguais melhor que o rival. Ao contrário do posicionamento estratégico que é a realização de atividades diferentes ou as mesmas atividades, mas de maneira diferente. Como explicado no tópico anterior.

O termo, rival, não é muito bom para ser utilizado, pois as parcerias exercem uma grande influência no aumento do volume de negócios realizados em qualquer segmento. Entretanto, ele aparecerá de forma didática no decorrer desta série.

Aprimorar constantemente as atividades que você realiza é muito importante para aumentar a qualidade e rentabilidade dos serviços prestados. Porém, não é o suficiente.

Devido a rapidez das mudanças no que diz respeito às atividades executadas por você, torna-se dispendioso competir com êxito durante grandes períodos para manter-se à frente dos rivais. Pois os concorrentes conseguem imitar rapidamente as técnicas gerenciais, a utilização de novas tecnologias e formas superiores de atender às necessidades dos clientes.

No geral, quase todos seus rivais oferecem os mesmos serviços e produtos. Sem contar que utilizam, praticamente, os mesmos meios de divulgação. Por conta dessa semelhança e imitação das práticas realizadas é importante que você aprenda a agir estrategicamente, caso queira alcançar uma posição de destaque em seu segmento e se livrar das dificuldades dessas incansáveis batalhas para captar clientes e faturar mais.

Cadastre seu email em minha lista para ser avisado em primeira mão quando o novo post da série for publicado. Aos participantes da minha lista VIP, eu também encaminho materiais complementares online e gratuitos, além de conteúdo exclusivo para contribuir com a formação do pensamento estratégico e mantê-los antenados ao que ocorre no mercado. Se você não faz parte da lista VIP, cadastre-se através do formulário abaixo e não perca o próximo post.