Corretor de Imóveis, saiba como se tornar um líder – #1

O que é liderar ?

Você é líder?

Você sabe influenciar pessoas que não querem ser lideradas, corretor de imóveis?

No decorrer dessa série de posts teremos as respostas para essas e mais perguntas.

Saiba como se tornar um líder

Há alguns dias, participei do Treinamento PDL – Master Leader Brasil, ministrado pelo amigo e parceiro, Guilherme Machado, e realizado pela Psiu – Comunicação e Eventos.

Fiz algumas anotações, e estou aqui para compartilhar o que pude observar e aprender com esse Programa de Desenvolvimento de Líderes.

De primeira, já foi possível perceber o valor agregado ao treinamento e o quanto poderíamos esperar dele. Chegando no espaço onde foi realizado, pudem notar que haviam exatamente 30 lugares marcados, confirmando a seletividade do número de participantes. E não parou por aí, a qualidade foi desde o material de apoio até ao entusiasmo do Guilherme, após incríveis 08 horas de treinamento.

Pois bem, o que é liderar para você?

Meu conceito de liderança foi modificado após o término do evento e espero poder contribuir com a mudança do seu. Assim como passar os diferentes tipos de motivação e como eles podem influenciar nos seus resultados e nos das pessoas que fazem parte do seu círculo.

O primeiro slide de conteúdo do evento, nos encarrega de escrever o que significa liderar. Minha resposta inicial: “Liderar é incentivar e inspirar os liderados a darem o máximo de si, trazendo resultados e satisfação aos envolvidos.”

Entretanto, eu não estava correto.

A propósito, pegue um papel ou abra o notepad, e escreva o que é liderar para você. Escreva, pois somente com o exercício, há aprendizado. E ao final dessa série de posts, você fará o mesmo, para que seja possível montar um comparativo.

Até achava coerente esse meu conceito de liderar, mas pude aprender que é muito mais do que incentivar e inspirar liderados. No decorrer da série, você entenderá o motivo de estar incorreta essa minha colocação e aprenderá o porquê.

Para ser um bom líder é preciso aprender.
Saiba como se tornar um líder

Certa vez, um garoto, que jogava xadrez com o avô, reclamou:

– Ah! Essa não vovô, de novo? O senhor ganha todas!

O avô respondeu:

– O que você gostaria que eu fizesse? Que perdesse de propósito? Se eu fizesse isso, você não aprenderia nada.

E o neto retrucou:

– Não quero aprender nada mesmo, só quero ganhar o jogo.

Moral da história: Querer vencer não é suficiente! É preciso passar por um processo de aprimoramento. Querer ser um bom líder, não é o suficiente. Para ser um bom líder é preciso aprender. Pois a mudança, acontece com o aprendizado.

“Um cargo não faz de você um líder.” – Guilherme Machado

Laila Vanetti explica muito bem a diferença entre Chefe e Líder. Pois ser líder, não é estar na liderança. Assista ao vídeo.

Eis que, chega o primeiro ponto alto do Programa de Desenvolvimento de Líderes. Descobrimos que o maior e mais difícil líder do mundo, somos nós mesmos. Procurar entender nossos pontos positivos e negativos, e saber como somos enxergados, a fim de buscar o aperfeiçoamento, foi o intuito do evento e é o desse post.

Porém, para refletirmos e antes de continuar, quero compartilhar um vídeo que foi reproduzido no treinamento.

O grande insight do vídeo é que, “nós somos melhores do que aquilo que estamos vendo.” – Guilherme Machado

Para ajudar você a parar com esse autoflagelo, existe uma ferramenta de coaching, chamada Roda da Vida, mas que para o treinamento foi adaptada e intitulada de Roda da Liderança.

Roda da Liderança

E ela consiste em avaliarmos cada aro de 0 a 10. Por exemplo, enquanto líder, como está a minha motivação de 0 a 10? E assim sucessivamente, passando por todos os aros, a fim de avaliar seu cenário. Valendo salientar que os nomes podem ser alterados, removidos e pode até mesmo acrescentar outros pontos que você julgue pertinentes para compor o seu perfil de liderança.

Feita a avaliação, você deverá unir os pontos, resultando numa forma geométrica.

Roda da Liderença

E se a figura geométrica resultante das ligações não é um círculo, sua liderança não está conseguindo rodar de forma veloz e tranquila para os liderados.

Agora a mágica acontece!

Eis que Guilherme apresenta o pulo do gato.

Muitos profissionais se restringirão a essa roda da liderança. Mas ele apresenta o 2º loop dessa roda. Que consiste em você pegar um aro que você entenda ser o seu ponto de alavancagem. “– Nossa, se eu melhorar nesse aro aqui, conseguirei influenciar positivamente alguns outros da roda.”

Para isso, é necessário que você faça um círculo como o da imagem abaixo e destrinche o seu ponto de alavancagem, formando aros. Por exemplo:

Roda da Liderança - Loop 2

Assim, você terá de forma tangível o que precisará ser modificado para que seu perfil de liderança seja modificado e possa se tornar um líder melhor.

Algumas informações interessantes passadas no programa de desenvolvimento:

Cenário dos Líderes no Mercado

  • Apenas 14,5% dos profissionais que são promovidos a cargos de gestão recebem uma orientação formal antes de assumir a posição;
  • 60% dos gestores falham nos 2 primeiros anos de gestão;
  • 54% não tem habilidades necessárias para o cargo;
  • Brasil é o penúltimo país de uma lista de 20 quando o assunto é gestão de lideranças.

Fonte: Você S/A – Junho, 2013

Cenário dos Liderados no Mercado

  • Querem aprender sem estudar;
  • Acham que sabem de tudo;
  • Acham que podem improvisar na frente do cliente;
  • Não querem ser liderados;
  • Não querem cumprir plantão;
  • Se acham espertos demais.

Patologia da Liderança

  • Líder intimidador
  • Ser inacessível
  • Repreende em público
  • Quebrar promessas
  • Ter favoritos
  • Humor inconstante
  • Desatualizado tecnologicamente
  • Tarefa errada para pessoa errada

“Você precisa das pessoas mais do que elas de você.” – Guilherme Machado

  • O líder depende mais da equipe do que ela dele;
  • O líder não pode ficar no topo;
  • Você como líder precisa descer para levar mais liderados ao topo;
  • Todas as vezes que você delegar, faça seu liderado entender o quanto a tarefa é importante para ele. E não para você.

Para você se tornar um Master Leader, é necessário que você entenda a forma com que o cenário influencia seus liderados, para, a partir daí, poder moldar o seu perfil de liderança e extrair o máximo possível de sua equipe e alcançar resultados satisfatórios.

Ter uma equipe ruim e culpa-la pelos péssimos resultados que você anda obtendo, é muito fácil. Agora entender o motivo de tais resultados, buscar compreender o que pode ser modificado, aprimorado e alcançar melhores resultados. É o SEU PAPEL como líder.

“Não encontre defeitos, encontre soluções.” – Henry Ford

como se tornar um líder master leader

Comprovado por estudo que pessoas felizes produzem mais, e seu objetivo como líder é entender o que faz sua equipe feliz.

A Catho publicou um texto interessante sobre a relação entre produtividade e felicidade. Inclusive, a universidade mais famosa do mundo, Harvard, dedicou um curso especialmente ao estudo da felicidade. E por incrível que pareça, é um dos cursos mais populares da instituição. Ministrado pelo professor Tal Ben-Shahar que não tem receio em afirmar que “A felicidade não é estática. É um processo que termina apenas com a morte”. E entender esse processo é fundamental para que o líder possa inspirar seus liderados e ajuda-los a alcançarem seus sonhos.

Pessoas felizes produzem mais e melhor

O professor de Harvard que ensina a ser feliz

Core Competences da Liderança

  1. Confiança em si mesmo
  2. Resiliência (abertura, flexibilidade, otimismo)
  3. Motivação
  4. Atitude Visionária
  5. Comunicação
  6. Desenvolvimento de pessoas
  7. Atuação Estratégica
  8. Foco em Resultado
  9. Tolerância a frustração
  10. Equilíbrio Emocional

Concluirei por aqui a primeira parte do que aprendi no Treinamento PDL – Master Leader Brasil, ministrado pelo Guilherme Machado e realizado pela Psiu Eventos. Foram 08 horas surpreendentes de conteúdo.

Recapitulando…
como se tornar um líder

  1. Escreva o que é liderar para você;
  2. Para ser um bom líder é preciso aprender;
  3. Um cargo não faz de você um líder;
  4. Chefe é completamente diferente de Líder;
  5. Você é melhor do que se enxerga;
  6. Preencha sua Roda da Liderança;
  7. Construa o 2º Loop da sua Roda da Liderança;
  8. Todas as vezes que você delegar, faça seu liderado entender o quanto a tarefa é importante para ele. E não para você;
  9. Entenda como o cenário influencia seus liderados e na sua forma de liderar;
  10. Não culpe sua equipe por conta dos resultados que você está obtendo;
  11. Pessoas felizes produzem mais e melhor;
  12. Confie em você.

Digite seu email no formulário ao lado para receber em primeira mão a segunda parte do conteúdo e aprender os diferentes tipos de motivação e como eles podem influenciar nos seus resultados.

Utilize o espaço abaixo para fazer seus questionamentos, tirar suas dúvidas, expor suas críticas e pontos de vista. Deixe seu comentário.