Marketing de Conteúdo para o Mercado Imobiliário

marketing de conteúdo para marketing imobiliário

Este post falará sobre uma das 07 Ações Estratégicas do Marketing Digital que é o Marketing de Conteúdo. Falarei aqui, sobre:

  • O que é Marketing de Conteúdo
  • Qual a importância para o mercado imobiliário
  • Como ele pode ser usado em sites e blogs de imobiliárias e corretores de imóveis

Como tudo começou

Bill Gates publicou um artigo em 1996, com o título “Content is King”, traduzindo, “O Conteúdo é Rei”. No artigo ele expôs sua opinião quanto ao futuro dos negócios: “O conteúdo é como imagino que boa parte do dinheiro de verdade será ganho na internet”. E atualmente essa profecia se tornou realidade e contribuiu para o nascimento do que é chamado de marketing de conteúdo.

Hoje, quando o consumidor possui uma necessidade, ele pesquisa primeiro em um site de buscas. Conforme resultado da pesquisa realizada pelo Google, que inseri no post Sites Imobiliários: O Guia Definitivo, grande parte do processo de compra de imóveis é iniciado pela internet. Tudo passa por uma ferramenta de busca.

Cada vez mais, essas ferramentas se especializam em encontrar sites, capturar seu conteúdo e relacioná-lo a palavras-chave, com o intuito de apresentar um resultado mais relevante para quem pesquisa.

Os consumidores, hoje, encontram conteúdo, não sites. E a primeira coisa a ser vista, é o título e um pequeno resumo que faz parte do conteúdo do site. Por isso, é interessante que junto ao conteúdo de qualidade venha a otimização.

Transformando seu título do anúncio de “Lindo e Excelente Oportunidade” para “02 quartos Barra da Tijuca”, por exemplo.

Mas o que é Marketing de Conteúdo?

É uma tática que visa criar e distribuir conteúdo de total relevância, com o intuito de atrair um determinado público-alvo.

Conteúdo esse que pode ser em forma de:

  • Textos
  • Podcasts
  • Infográficos
  • Videos
  • How-to (Como fazer)
  • Ebooks
  • Imagens
  • Newsletter

Qual a importância do marketing de conteúdo para o mercado imobiliário?

importantancia marketing de conteúdo para o marketing imobiliário

Conforme mencionei, quando o consumidor possuir uma necessidade, ele recorrerá aos motores de busca. E diante das milhares de páginas na web com o mesmo conteúdo, aquele que for mais relevante e estiver melhor otimizado, sairá na frente e aparecerá em posições cada vez melhores no ranking desses buscadores.

Com o marketing de conteúdo, você, corretor de imóveis, poderá se tornar referência em um determinado bairro ou segmento, por exemplo, a partir da geração de conteúdo relevante sobre o assunto escolhido.

Tornando-se referência, não só terá mais chance de fazer com que o cliente escolha você para negociar um imóvel, como também criará um vínculo com ele. Devido aos conteúdos relevantes que você disponibilizou. Ressaltando que os materiais publicados ficarão na internet, onde outros consumidores terão acesso. Fazendo com que mais e mais pessoas sejam impactadas com o seu bom conteúdo.

Como usar o Marketing de Conteúdo a seu favor

O marketing de conteúdo utiliza conteúdos em grande volume e com excelente qualidade para que o consumidor encontre, goste e acabe se relacionando com você ou sua imobiliária.

A dica de ouro é criar conteúdo genuíno e de total relevância, sem qualquer tipo de anúncio. A chave é ser útil, ensinando ao público que quer comprar seu primeiro imóvel, como eles devem proceder em toda a transação, por exemplo, dando um verdadeiro passo a passo.

Mas para ser viável, você precisa pensar estrategicamente. Já que não dispõe de uma equipe especializada, como em um jornal ou revista. O que se não for pensado corretamente, fará com que a produção desse conteúdo se torne relativamente caro.

Você terá que realizar o planejamento, a fim de identificar o que seu público alvo está necessitando e de qual forma irá gerar esse conteúdo de forma econômica.

Planejando o conteúdo

planejamento de conteúdo marketing imobiliário

Importante que você possua um planejamento do conteúdo a ser produzido. Não basta sair por aí, criando e divulgando conteúdo sem possuir um rumo. Você deverá saber qual objetivo e conteúdo a ser gerado.

Com base na identificação do seu público alvo e das dores que possui, precisamos realizar o planejamento de conteúdo, que pode ser feito ao responder as seguintes questões:

  1. Quem é seu público-alvo?
  2. O que se pretende do público-alvo?
  3. Como o público-alvo se comporta?
  4. Que informação o público-alvo está buscando?
  5. Que conteúdo será produzido para o público-alvo?
  6. De qual forma esse conteúdo será produzido?

Respondendo a essas perguntas, você será capaz de traçar um planejamento para criação do conteúdo de sua imobiliária.

No próximo artigo, destrincharei cada uma dessas perguntas, para ajudá-lo melhor na construção do seu planejamento de conteúdo, corretor de imóveis.

Insira seu email no formulário ao lado ou abaixo e seja avisado em primeira mão quando o post mais detalhado for publicado.

Até o próximo artigo!