Como conseguir resultado com Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo para marketing imobiliário

Falei no post Marketing de Conteúdo para o Mercado sobre a importância de se criar uma estratégia de marketing de conteúdo para seu negócio e apresentei previamente como deve ser feito o planejamento do conteúdo a ser gerado.

O marketing de conteúdo compõe uma das ações estratégicas digitais do marketing. Muito importante que você comece a utilizar essas ações para conseguir ganhar destaque no mercado em que atua.

Devido ao fato de o plano precisar ser bem feito, elaborei esse artigo para detalhar cada uma das questões levantadas no planejamento que é composto por seis perguntas chave. Vamos lá!

#1 Quem é seu público-alvo?

público alvo marketing imobiliário

Antes de começar a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, você precisa definir claramente quem será o seu público alvo para que ela possa ser mais efetiva.

Especificando seu público, você poderá definir melhor qual conteúdo e linguagem será usado. Exemplo:

“Os casais, entre 25 e 31 anos, sem filhos, das classes A e B que estão interessados em comprar seu primeiro imóvel em Recife”.

“Homens e Mulheres, entre 40 e 50 anos, das classes A e B que estão interessados em comprar plantas artificiais para decorar o apartamento em Diadema, São Paulo”.

Quanto mais específico você for, mais fácil ficará para responder as outras questões.

#2 O que se pretende a partir do público-alvo?

objetivo marketing imobiliário

Com essa questão, definiremos nosso objetivo com relação ao público-alvo.

Diante de um dos públicos determinados na primeira questão, podemos dizer, por exemplo, que nosso objetivo é vender imóveis do empreendimento XYZ que se enquadra no perfil dos casais que querem adquirir seu primeiro imóvel.

Assim como na primeira questão, você precisa ser bastante específico nessa segunda. O que pretendo obter na comunicação com o público-alvo determinado? Que resultado espero?

#3 Como o público-alvo se comporta?

 comportamento do consumidor marketing imobiliário

As decisões a serem tomadas, necessitarão do entendimento de como seu consumidor age na internet. No post O Mercado Imobiliário e a Internet, inseri um infográfico que aborda a respeito do uso da internet na compra de imóveis pelo consumidor. Ajudará você a responder essa questão, caso seu mercado seja o imobiliário.

#4 Que informação o público-alvo está buscando?

conteúdo consumidor marketing imobiliário

Tendo em mente o público-alvo, o que pretende e a forma com que ele se comporta, precisamos pensar no conteúdo que o público necessita e produzi-lo.

Quem está comprando seu primeiro imóvel, por exemplo, possui muitas dúvidas quanto aos documentos necessários, qual o melhor banco para financiar, motivos para contratar um despachante, cuidados ao comprar o imóvel, como decorar o imóvel sem gastar muito, entre outros assuntos.

Sempre tenha de forma clara a informação relevante que o consumidor está buscando antes de definir o conteúdo a ser gerado.

#5 Que conteúdo será produzido para o público-alvo?

conteúdo produzir marketing imobiliário

Possuindo a informação buscada, podemos passar para a fase da determinação do conteúdo. O que determinará qual conteúdo escolher, será o nível de dificuldade e custo financeiro a ser investido para a produção do mesmo.

Pegando a dúvida sobre qual o melhor banco para financiar o primeiro imóvel, podemos criar um guia contendo as taxas de juros de diversas instituições financeiras e alguns prós e contras. Tais como, prazo de financiamento, valor mínimo para cada parcela, entrada, tabela utilizada, entre outros. Tudo isso com uma linguagem adequada ao público-alvo.

Escolha algo simples, barato e de grande relevância para seu consumidor.

#6 De qual forma esse conteúdo será produzido?

 como produzir conteúdo marketing imobiliário

Muitas estratégias de conteúdo se perdem por não definir a forma que o conteúdo será produzido, tempo que será investido e custo financeiro.

Você pode utilizar as expertises dos funcionários presentes em sua empresa para produzir materiais de qualidade e úteis para seu público-alvo. Ou poderá também, compilar o conteúdo disponibilizado na internet, inserindo sempre a fonte. Facilitará a vida do seu consumidor que não terá mais que navegar em diversos sites para aprender sobre o assunto.

E após definido a forma que será produzido, deve-se definir a quantidade de conteúdo a ser gerado. Difícil definir números exatos, pois dependerá muito do investimento que deseja fazer. Mas adianto que quanto mais conteúdo de qualidade for produzido, melhor.

Como conseguir resultado com Marketing de Conteúdo – Conclusão

marketing de conteúdo para marketing imobiliário

  1. Defina claramente o público alvo
  2. Objetivo a ser atingido com o público alvo
  3. Como o público alvo se comporta na internet
  4. Saiba quais informações seu público está buscando
  5. Pense em qual conteúdo será produzido
  6. Como esse conteúdo será produzido
  7. Crie um cronograma de criação de conteúdo

Espero ter ajudado você na aplicação dessa ação estratégica de marketing digital.

Deixe seu comentário abaixo, para que eu possa saber a respeito de suas dúvidas. Ele é muito importante para mim.

Até o próximo post!