Marketing Pessoal: Quem é Você?

Estamos falando muito sobre a importância de cuidar da sua marca. Mas que nada adianta se a sua imagem pessoal não estiver corretamente alinhada a ela.

Você se imaginou contratando um personal trainer que não está em sua melhor forma física? Ou indo a uma manicure que possui unhas mal feitas?

Pois é. Imagem é tudo.

Quem é Você?

marketing pessoal - quem é você

Lembra da matriz que apresentei no post Planejamento Estratégico de Marketing? Bem, você pode utilizá-la para fazer sua autoanálise.

Interessante que você vá além. Analise seu jeito de vestir, comunicar, relacionar, buscar parcerias, compartilhar informações, demonstrar conhecimento, transmitir e controlar emoções.

Coloque no papel todas as suas fraquezas como pontos que devem ser melhorados. Investigue o motivo delas estarem presentes em você e analise de qual forma estão impactando em suas ações e influenciando negativamente seu crescimento.

Amplifique sua análise prestando atenção em como as pessoas que estão a sua volta reagem com suas atitudes. Coloque-as mentalmente também em sua frente e anote as qualidades e fraquezas mais importantes de cada uma delas, pontos que você admira, que são difíceis de entender, que são fáceis e difíceis de conviver

Por fim, resgate seus valores, crenças e motivações que te fazem levantar todos os dias e encarar sua rotina. Responda a essas 03 importantes perguntas.

  • O que te faz levantar todos os dias e correr atrás de tantos desafios?
  • No que você realmente acredita? Por quê?
  • Como estes valores podem ajudar a persistir, transformar e conquistar o que faz sentido para você?

Nada é Perfeito

Não existem motivos para evitar ou esconder seus defeitos. Todos nós possuímos.

O que garantirá uma melhor performance pessoal e profissional é saber cada um deles e buscar a melhora continuamente.

07 Itens do Marketing Pessoal

07-itens-do-marketing-pessoal

Agora que você sabe realmente no que acredita, almeja, quem é. Podemos trabalhar e transformar alguns itens do marketing pessoal que irão ajudar na construção de uma rotina mais produtiva e resultados mais satisfatórios.

São eles:

#01 Imagem

Por envolver negociações com valores relativamente elevados, a profissão inspira seriedade e confiança. Não abuse nos acessórios. Utilize trajes condizentes com seu público.

#02 Formas de Contato

Seja acessível e integre seus canais de comunicação. Disponibilize no cartão de visitas o seu telefone, email, site…

Insira sua profissão em seus perfis nas redes sociais e em sua assinatura de email.

#03 Site/Blog

Criar um site e/ou um blog facilitará o caminho para futuros e bons negócios.

Recomendo a leitura do post: 07 Ações Estratégicas do Marketing Digital

#04 Emails

Não meça esforços para criar seu mailing. Ela será seu maior ativo. A partir dele que você criará relacionamento com seus leads e clientes, tendendo a aumentar o seu volume de negócios. NÃO caia na tentação de comprar listas de e-mails.

#05 Redes Sociais

marketing pessoal - relacionamento

Esteja presente nas mesmas redes sociais que seu público está. E lembre-se que rede social não é lugar para vender. É local para criar relacionamento e gerar futuras vendas. Não seja aquele “amigo” chato que só faz postagem de anúncio. Faça o contrário, poste notícias e artigos que sejam interessantes e de grande valia para o seu público alvo. Além disso, tome muito cuidado com sua atitude nas redes sociais. Não abuse!

  • Evite dar opiniões sobre temas polêmicos, como religião, esporte, política e etc;
  • Evite publicar aquelas fotos em que você aparece bebendo todas;
  • Separe seus amigos dos contatos profissionais por meio de grupos. Pois provavelmente seu amigo não quer saber sobre “Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel”, se você for um corretor de imóveis, por exemplo, e nem seu cliente quer saber o que você achou da balada da noite anterior.

#06 Língua Portuguesa e Redação

Falar e escrever bem possui um valor tremendo. Tome cuidado com os possíveis erros na escrita e na fala. Pois no atendimento, o peixe literalmente morre pela boca.

#07 Línguas Estrangeiras

O mercado adotou diversas palavras que estão em outros idiomas. Com isso, todo cuidado é pouco na hora de pronunciar essas palavras que são verdadeiros argumentos de vendas para o cliente. O interessante é que você treine a pronúncia para não dar nenhum deslize. Pois muitas não possuem tradução e nem substituição por palavras em português.

BRINDE:

#08 Carro

O carro é um valioso instrumento de trabalho para muitos profissionais. Um carro costuma agregar valor. Mais importante do que você ter uma Ferrari. É como você cuida do seu carro.

Ele precisa ser uma extensão do seu trabalho. Deve ser organizado, estar sempre limpo e pronto para receber possíveis clientes.

#09 Pós Venda / Pós Atendimento

A construção de um relacionamento de longo prazo é imprescindível. Você está deixando de ganhar dinheiro, só em não trabalhar esse item. Prestar suporte, dar atenção, convidar para um simples café, um telefonema para saber se tudo ocorre bem, faz toda a diferença. Pois contribui para o fortalecimento de sua imagem na cabeça do seu cliente. Tornando-o uma ponte para novos negócios.

Criar uma imagem de que independente do resultado obtido, você está se importando com a necessidade do cliente, fará com que ele perceba que pode contar contigo. O mercado está carente disso.

Marketing Pessoal: Quem É Você? – Conclusão

marketing pessoal - quem é você

Cuidado com os itens menores, não abuse de perfumes, telefones, saiba se comportar ao receber uma crítica, elogio, opiniões, enfim, fique sempre se policiando para não passar do ponto. Note o que ajuda você a ganhar pontos e use e abuse desses itens – gentilezas, telefonemas de felicitações, lembranças de aniversário, solidariedade. Fortaleça a criação da imagem positiva a seu respeito e quando menos você esperar, estará recebendo ligações de clientes interessados em falar com você.

 

O que mais você faz para fazer seu marketing pessoal? Deixe seu comentário.