Não seja um mal-educado no ambiente digital

Há algo mais insuportável do que ver alguém falando enquanto mastiga, falando alto ao seu lado ou até mesmo fazendo piadinhas em hora inoportuna?

A falta de etiqueta e do bom senso não é vista com bons olhos. E elas não são cobradas somente no contato cara a cara. Devemos saber nos comportar no meio digital.

Você sabe o que pode ou não fazer no ambiente digital para não ser inconveniente?

Assim como as minhas, a sua caixa de entrada do email, whatsapp, timeline do Facebook e afins, são bombardeados com fotos do amigo bêbado sem noção, da corrente que promete salvar a vida de 300 pessoas ou até mesmo de uma enxurrada de postagens sequenciadas de algum conhecido. É extremamente chato, não?

Separei algumas dicas para ajudar você a não ser mais impertinente entre amigos, colegas, clientes e familiares. Afinal, o empreendedor que quer se destacar dos concorrentes precisa se portar bem. Sabendo entrar e sair, seja presencial ou digitalmente falando, causando boa impressão.

Em um email para clientes ou potenciais clientes…

eletricista enviar email para clientes

– O que tu estás a enviar é do interesse de quem receberá? Se não for, não envie;
– Jamais mande uma mensagem com o CapsLock Ativado;
– O assunto do email deve corresponder com o corpo da mensagem;
– Estruture ao máximo seu email;
– Seja cordeal na introdução: “Olá”, “Caro Fulano”;
– Atente-se ao uso correto das letras minúsculas e maiúsculas, plural e singular, pontuação gramatical;
– Precisa destacar algo? Redija o corpo da mensagem e após concluir, volte ao ponto que deve ser destacado e veja qual a melhor forma. Se é com o uso do negrito, itálico, sublinhado ou até mesmo uma cor diferente;
– “Assine” seu email, inserindo seu nome e dados para contato ao final da mensagem;
– Antes de enviar, faça uma revisão ortográfica.

Como se comportar nas redes sociais?

eletricistas redes sociais como se comportar

– Pense antes de falar. Uma vez postado, já era. Será eternizado e compartilhado com muitas pessoas;
– Pense muito antes de falar. Vejo com frequência alguns eletricistas soltando os cachorros quando algo acontece. Ou até mesmo quando alguém faz certos tipos de publicações. Todos tempos a liberdade de nos expressarmos, desde que não ofenda ninguém; 
– Não escreva mensagens com o CapsLock ativo. É muito desnecessário, desagradável e soa rude. Já que é o equivalente a estar gritando;
– Você utiliza seus perfis para conversar com clientes e parceiros? Sendo assim, não convide-os para jogos, grupos e muito menos fique enviando correntes.

E a mais importante de todas: Cuidado com os videos e fotos que você compartilha. Evite publicar aquela foto em que você está no bar, tomando todas com os amigos.

Seus perfis indicam quem você é. Use-os estrategicamente e seja o eletricista que todos os potenciais clientes querem contratar.

Interessou? Junte-se ao grupo de e-mails onde compartilhamos conteúdos que não serão encontrados aqui no blog e em nenhum outro lugar. E de brinde, ganhe o ebook gratuito contendo ferramentas estratégicas para você ser o melhor em seu mercado.