Planejamento Estratégico de Marketing

O planejamento estratégico de marketing é o processo gerencial usado para traçar estratégias baseadas na análise do ambiente de marketing com foco em um determinado público-alvo, a fim de alcançar determinados objetivos.

Estratégia

Estratégia é a definição de planos que auxiliarão o alcance de determinado objetivo.

Qualquer estratégia é composta de três importantes fatores:

  • Objetivo;
  • Ambiente;
  • Recursos disponíveis.

O plano de marketing é o documento que nos permite formular estratégias para comercializar produtos e serviços, utilizando como base delas o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção.

Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta utilizada pelas empresas para realizar a análise de cenário, e competências, com o intuito de orientar na tomada da melhor decisão estratégica para o momento em que se encontra.

matriz swot planejamento estratégico

A análise SWOT pode ser utilizada para tudo, desde a análise de um blog a uma multinacional. Podendo ser útil também para avaliar qualquer tipo de produto.

Forças: Descreve os pontos fortes da sua empresa.

Fraquezas: São os pontos que não geram vantagem competitiva, os pontos fracos do seu negócio.

Oportunidades: São os pontos externos que não temos como influenciar, mas que geram vantagem competitiva.

Ameaças: São forças externas que atuam negativamente para a empresa, gerando desvantagem competitiva.

Posicionamento

Posicionamento, segundo Kotler, é:

“o ato de projetar a oferta da empresa, de forma que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente dos consumidores/clientes-alvo.”

Posicionamento é a técnica utilizada para construir uma imagem diferenciada a respeito da marca/produto na mente do público-alvo.

O posicionamento é essencial para uma marca, produto e/ou empresa conseguir se diferenciar em mercados altamente vorazes, onde os atributos e/ou preço são completamente semelhantes,

O composto de marketing – 4Ps

O composto de marketing é formado pelos 4Ps estratégicos do marketing: produto, preço, praça e promoção.

  • Produto – Aquilo que satisfaz a necessidade ou desejo.
  • Promoção – Forma de comunicar ao público-alvo sobre o produto, preço e praça, estimulando a troca.
  • Preço – Fator que estabelece as condições da troca.
  • Praça – Local que possibilita que a troca aconteça.

O segredo para realizar qualquer estratégia é determinar o melhor composto de marketing para alcançar o objetivo com o público-alvo.

Produto

Segundo Kotler e Armstrong, produto é:

“É a oferta capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo, por meio de uma troca.”

Serviços – Um tipo especial de produto

Philip Kotler e Armstrong definem serviço como:

“Qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico.”

As principais características do serviço são:

  • Intangibilidade – Serviços não podem ser tocados.
  • Inseparabilidade – Serviços não podem ser estocados.
  • Variabilidade – Serviços dependem diretamente de quem o presta. Pessoas diferentes tendem a prestar o mesmo serviço de formas diferentes. Assim como a mesma pessoa em condições diferentes pode prestar o serviço de outra forma.

Promoção

Planejamento estratégico de marketing

Promoção é o “P” responsável por fazer com que o público conheça a existência do produto e o seu posicionamento.

As cinco principais ferramentas de promoção são:

  • Propaganda – Responsável por propagar uma mensagem aos clientes sobre os produtos/serviços com o intuito de ativar a necessidade de adquiri-los.
  • Promoção de vendas – Usada para incentivar a experimentação e o relacionamento com o público-alvo. Atraindo, incentivando e/ou convidando o consumidor a uma transação imediata.
  • Marketing Direto – Base do marketing de relacionamento, pois é usado para construir relacionamento de duas vias com o público-alvo. Possuindo como característica uma chamada de call to action, personalizada e interativa, a fim de incentivar o consumidor a dar uma resposta imediata.
  •  Relações públicas – Utilizada como forma de fortalecimento ou recuperação da imagem  perante o público.
  • Venda pessoal – Possibilita a criação de relação duradoura entre empresa e público devido ao relacionamento ao vivo, imediato e interativo.

Preço

O valor justo atribuído à posse de um produto. O termo “justo”, na definição de preço, significa que só haverá “troca” se o publico-alvo acreditar que ela é justa e adequada.

Praça

Praça é o “P” conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como o composto de marketing que define as estratégias e táticas para disponibilização do produto no mercado, propiciando a troca.

Dica de Ouro

Para se manter saudável no mercado, tão competitivo e dinâmico, a empresa precisa estar atenta a análise do consumidor, a seleção dos mercados-alvo e utilização correta do composto de marketing para poder satisfazer as necessidades do público-alvo. Mantendo-se atualizada quanto ao segmento escolhido e aplicando a análise SWOT periodicamente, a fim de atender e impactar o público da melhor maneira.