Presença Digital
Presença digital é o ato de se fazer presente no ambiente digital. Onde marcas, empresas, humanos, coisas e etc. produzem conteúdos digitais representando-os.
A presença digital é classificada em três tipos:
Presença própria – Conteúdos digitais criados e mantidos pela própria empresa, por exemplo, sites da empresa, blogs, perfis nas redes sociais, aplicativos, jogos ou filmes construídos com a marca da empresa.
Presença gratuita (ou ganha) – Conteúdos digitais contendo a marca da empresa, mas que foi gerado de forma orgânica na web, por exemplo, aparecer nos resultados dos buscadores, comentários e conteúdos criados nas redes sociais.
Presença paga – Conteúdos digitais contendo a marca da empresa, mas que foram comprados por ela, como:
- Anúncios em sites, blogs, aplicativos, jogos, redes sociais por meio de banners, postagens patrocinadas e etc.;
- Links patrocinados;
- Qualquer outro tipo de conteúdo próprio.
A presença digital deve estar totalmente alinhada ao posicionamento da empresa, escolhendo plataformas que estejam compatíveis com o perfil do público-alvo para com a empresa. Pois muitas empresas estão se preocupando em marcar presença digital, porém utilizando ferramentas que não são compatíveis com o seu público. Resultando em perda de tempo e dinheiro.
O modo mais simples para empresas, marcas ou pessoas começarem a marcar presença digital é por meio da criação de perfis em redes sociais e/ou blogs com conteúdo que possam ser consumidos pelo público.
Entretanto, é de suma importância que antes de começar a criação de perfis e blogs, seja determinada uma estratégia de como manter e criar essa presença digital que na maioria das vezes utiliza as landing pages.
Landing Page
Landing Page é a página na web da empresa, marca ou pessoa que o visitante irá “aterrissar”, após ser atraído por uma das ações estratégicas de marketing digital. Importante que essa página de “aterrissagem” seja uma extensão da isca que atraiu o visitante, caso contrário, o visitante não estabelecerá nenhuma conexão com a isca e acabará abandonando a página. Por esse motivo, é imprescindível que haja sintonia para que o objetivo da landing page, persuadir o visitante a realizar alguma ação planejada, seja alcançado.
Segundo Philip Kotler:
“Uma das sete principais causas do fracasso desse tipo de site é a falta de design apropriado na página de entrada. Sem uma interface atraente, cativante e eficiente, o visitante não se tornará cliente.”
Tipos de Landing Pages
Existem três tipos de landing pages:
- Uma página isolada sem conexão com o site principal;
- Microsites ou hotsites exclusivos possuindo foco em um público e resultado específicos;
- Uma página especifica profunda no website.
É necessário trazer os visitantes corretos para o tipo de meta que a página e o site possuem para que o objetivo de marketing digital seja cumprido.
Modelo para o marketing digital
A mudança constante da internet torna difícil a criação de modelos para o marketing digital, e existem ainda aqueles que afirmam que o ideal é não haver nenhum modelo, para garantir que você esteja sempre se adaptando à realidade e às mudanças. Entretanto, na prática, é necessário que você trabalhe com um modelo para possuir um ponto norteador, tornando possível a criação do planejamento estratégico digital.
Para obter resultados satisfatórios, as empresas, o marketing, a comunicação e a publicidade devem ser focados no consumidor, pois ele que garantirá a sobrevivência, crescimento e obtenção de lucros da empresa.
O marketing digital deve possuir sete ações estratégicas:
- Marketing de conteúdo: Envolve a criação e compartilhamento de conteúdo com o intuito de atrair o consumidor.
- Marketing nas mídias sociais: Possui o intuito de gerar engajamento com o público-alvo.
- Marketing viral: Técnica que aproveita o marketing nas mídias sociais para gerar crescimento exponencial de alcance do conhecimento da marca e/ou produto por parte do público.
- E-mail marketing: Utilizado para estreitar o relacionamento entre empresa/profissional e o público.
- Publicidade online: Possui o propósito de influenciar o consumidor a reagir positivamente uma call to action (chamada para ação: compra, cadastro etc.)
- Pesquisa online: Base da atividade de marketing. Tem o objetivo de colher informações, a fim de auxiliar no direcionamento do planejamento estratégico.
- Monitoramento: Acompanhamento dos resultados das outras seis ações estratégicas.
Essas ações estratégicas de marketing digital não devem ser pensadas e utilizadas de forma isolada. Uma depende da outra e todas dependem do monitoramento para garantir resultados satisfatórios.
Resumindo: O marketing digital deve ser visto como um conjunto de ações estratégicas, que juntas determinam as melhores ações táticas e operacionais a serem utilizadas, para a obtenção de resultados positivos para a empresa, marca ou pessoa.
Abordarei aqui no blog de forma destrinchada cada uma dessas ações e com exemplos práticos a serem implementadas em sua imobiliária que o ajudarão a vender mais imóveis. Preencha o formulário ao lado com o seu email para que você possa ser avisado a respeito das novas postagens.