O que é liderar ?
Você é líder?
Você sabe influenciar pessoas que não querem ser lideradas, corretor de imóveis?
No decorrer dessa série de posts teremos as respostas para essas e mais perguntas.
Há alguns dias, participei do Treinamento PDL – Master Leader Brasil, ministrado pelo amigo e parceiro, Guilherme Machado, e realizado pela Psiu – Comunicação e Eventos.
Fiz algumas anotações, e estou aqui para compartilhar o que pude observar e aprender com esse Programa de Desenvolvimento de Líderes.
De primeira, já foi possível perceber o valor agregado ao treinamento e o quanto poderíamos esperar dele. Chegando no espaço onde foi realizado, pudem notar que haviam exatamente 30 lugares marcados, confirmando a seletividade do número de participantes. E não parou por aí, a qualidade foi desde o material de apoio até ao entusiasmo do Guilherme, após incríveis 08 horas de treinamento.
Pois bem, o que é liderar para você?
Meu conceito de liderança foi modificado após o término do evento e espero poder contribuir com a mudança do seu. Assim como passar os diferentes tipos de motivação e como eles podem influenciar nos seus resultados e nos das pessoas que fazem parte do seu círculo.
O primeiro slide de conteúdo do evento, nos encarrega de escrever o que significa liderar. Minha resposta inicial: “Liderar é incentivar e inspirar os liderados a darem o máximo de si, trazendo resultados e satisfação aos envolvidos.”
Entretanto, eu não estava correto.
A propósito, pegue um papel ou abra o notepad, e escreva o que é liderar para você. Escreva, pois somente com o exercício, há aprendizado. E ao final dessa série de posts, você fará o mesmo, para que seja possível montar um comparativo.
Até achava coerente esse meu conceito de liderar, mas pude aprender que é muito mais do que incentivar e inspirar liderados. No decorrer da série, você entenderá o motivo de estar incorreta essa minha colocação e aprenderá o porquê.
Para ser um bom líder é preciso aprender.
Certa vez, um garoto, que jogava xadrez com o avô, reclamou:
– Ah! Essa não vovô, de novo? O senhor ganha todas!
O avô respondeu:
– O que você gostaria que eu fizesse? Que perdesse de propósito? Se eu fizesse isso, você não aprenderia nada.
E o neto retrucou:
– Não quero aprender nada mesmo, só quero ganhar o jogo.
Moral da história: Querer vencer não é suficiente! É preciso passar por um processo de aprimoramento. Querer ser um bom líder, não é o suficiente. Para ser um bom líder é preciso aprender. Pois a mudança, acontece com o aprendizado.
“Um cargo não faz de você um líder.” – Guilherme Machado
Laila Vanetti explica muito bem a diferença entre Chefe e Líder. Pois ser líder, não é estar na liderança. Assista ao vídeo.
Eis que, chega o primeiro ponto alto do Programa de Desenvolvimento de Líderes. Descobrimos que o maior e mais difícil líder do mundo, somos nós mesmos. Procurar entender nossos pontos positivos e negativos, e saber como somos enxergados, a fim de buscar o aperfeiçoamento, foi o intuito do evento e é o desse post.
Porém, para refletirmos e antes de continuar, quero compartilhar um vídeo que foi reproduzido no treinamento.
O grande insight do vídeo é que, “nós somos melhores do que aquilo que estamos vendo.” – Guilherme Machado
Para ajudar você a parar com esse autoflagelo, existe uma ferramenta de coaching, chamada Roda da Vida, mas que para o treinamento foi adaptada e intitulada de Roda da Liderança.
E ela consiste em avaliarmos cada aro de 0 a 10. Por exemplo, enquanto líder, como está a minha motivação de 0 a 10? E assim sucessivamente, passando por todos os aros, a fim de avaliar seu cenário. Valendo salientar que os nomes podem ser alterados, removidos e pode até mesmo acrescentar outros pontos que você julgue pertinentes para compor o seu perfil de liderança.
Feita a avaliação, você deverá unir os pontos, resultando numa forma geométrica.
E se a figura geométrica resultante das ligações não é um círculo, sua liderança não está conseguindo rodar de forma veloz e tranquila para os liderados.
Agora a mágica acontece!
Eis que Guilherme apresenta o pulo do gato.
Muitos profissionais se restringirão a essa roda da liderança. Mas ele apresenta o 2º loop dessa roda. Que consiste em você pegar um aro que você entenda ser o seu ponto de alavancagem. “– Nossa, se eu melhorar nesse aro aqui, conseguirei influenciar positivamente alguns outros da roda.”
Para isso, é necessário que você faça um círculo como o da imagem abaixo e destrinche o seu ponto de alavancagem, formando aros. Por exemplo:
Assim, você terá de forma tangível o que precisará ser modificado para que seu perfil de liderança seja modificado e possa se tornar um líder melhor.
Algumas informações interessantes passadas no programa de desenvolvimento:
Cenário dos Líderes no Mercado
- Apenas 14,5% dos profissionais que são promovidos a cargos de gestão recebem uma orientação formal antes de assumir a posição;
- 60% dos gestores falham nos 2 primeiros anos de gestão;
- 54% não tem habilidades necessárias para o cargo;
- Brasil é o penúltimo país de uma lista de 20 quando o assunto é gestão de lideranças.
Fonte: Você S/A – Junho, 2013
Cenário dos Liderados no Mercado
- Querem aprender sem estudar;
- Acham que sabem de tudo;
- Acham que podem improvisar na frente do cliente;
- Não querem ser liderados;
- Não querem cumprir plantão;
- Se acham espertos demais.
Patologia da Liderança
- Líder intimidador
- Ser inacessível
- Repreende em público
- Quebrar promessas
- Ter favoritos
- Humor inconstante
- Desatualizado tecnologicamente
- Tarefa errada para pessoa errada
“Você precisa das pessoas mais do que elas de você.” – Guilherme Machado
- O líder depende mais da equipe do que ela dele;
- O líder não pode ficar no topo;
- Você como líder precisa descer para levar mais liderados ao topo;
- Todas as vezes que você delegar, faça seu liderado entender o quanto a tarefa é importante para ele. E não para você.
Para você se tornar um Master Leader, é necessário que você entenda a forma com que o cenário influencia seus liderados, para, a partir daí, poder moldar o seu perfil de liderança e extrair o máximo possível de sua equipe e alcançar resultados satisfatórios.
Ter uma equipe ruim e culpa-la pelos péssimos resultados que você anda obtendo, é muito fácil. Agora entender o motivo de tais resultados, buscar compreender o que pode ser modificado, aprimorado e alcançar melhores resultados. É o SEU PAPEL como líder.
“Não encontre defeitos, encontre soluções.” – Henry Ford
Comprovado por estudo que pessoas felizes produzem mais, e seu objetivo como líder é entender o que faz sua equipe feliz.
A Catho publicou um texto interessante sobre a relação entre produtividade e felicidade. Inclusive, a universidade mais famosa do mundo, Harvard, dedicou um curso especialmente ao estudo da felicidade. E por incrível que pareça, é um dos cursos mais populares da instituição. Ministrado pelo professor Tal Ben-Shahar que não tem receio em afirmar que “A felicidade não é estática. É um processo que termina apenas com a morte”. E entender esse processo é fundamental para que o líder possa inspirar seus liderados e ajuda-los a alcançarem seus sonhos.
Pessoas felizes produzem mais e melhor
O professor de Harvard que ensina a ser feliz
Core Competences da Liderança
- Confiança em si mesmo
- Resiliência (abertura, flexibilidade, otimismo)
- Motivação
- Atitude Visionária
- Comunicação
- Desenvolvimento de pessoas
- Atuação Estratégica
- Foco em Resultado
- Tolerância a frustração
- Equilíbrio Emocional
Concluirei por aqui a primeira parte do que aprendi no Treinamento PDL – Master Leader Brasil, ministrado pelo Guilherme Machado e realizado pela Psiu Eventos. Foram 08 horas surpreendentes de conteúdo.
Recapitulando…
- Escreva o que é liderar para você;
- Para ser um bom líder é preciso aprender;
- Um cargo não faz de você um líder;
- Chefe é completamente diferente de Líder;
- Você é melhor do que se enxerga;
- Preencha sua Roda da Liderança;
- Construa o 2º Loop da sua Roda da Liderança;
- Todas as vezes que você delegar, faça seu liderado entender o quanto a tarefa é importante para ele. E não para você;
- Entenda como o cenário influencia seus liderados e na sua forma de liderar;
- Não culpe sua equipe por conta dos resultados que você está obtendo;
- Pessoas felizes produzem mais e melhor;
- Confie em você.
Digite seu email no formulário ao lado para receber em primeira mão a segunda parte do conteúdo e aprender os diferentes tipos de motivação e como eles podem influenciar nos seus resultados.
Utilize o espaço abaixo para fazer seus questionamentos, tirar suas dúvidas, expor suas críticas e pontos de vista. Deixe seu comentário.