O planejamento estratégico de marketing é o processo gerencial usado para traçar estratégias baseadas na análise do ambiente de marketing com foco em um determinado público-alvo, a fim de alcançar determinados objetivos.
Estratégia
Estratégia é a definição de planos que auxiliarão o alcance de determinado objetivo.
Qualquer estratégia é composta de três importantes fatores:
- Objetivo;
- Ambiente;
- Recursos disponíveis.
O plano de marketing é o documento que nos permite formular estratégias para comercializar produtos e serviços, utilizando como base delas o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção.
Matriz SWOT
A Matriz SWOT é uma ferramenta utilizada pelas empresas para realizar a análise de cenário, e competências, com o intuito de orientar na tomada da melhor decisão estratégica para o momento em que se encontra.
A análise SWOT pode ser utilizada para tudo, desde a análise de um blog a uma multinacional. Podendo ser útil também para avaliar qualquer tipo de produto.
Forças: Descreve os pontos fortes da sua empresa.
Fraquezas: São os pontos que não geram vantagem competitiva, os pontos fracos do seu negócio.
Oportunidades: São os pontos externos que não temos como influenciar, mas que geram vantagem competitiva.
Ameaças: São forças externas que atuam negativamente para a empresa, gerando desvantagem competitiva.
Posicionamento
Posicionamento, segundo Kotler, é:
“o ato de projetar a oferta da empresa, de forma que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente dos consumidores/clientes-alvo.”
Posicionamento é a técnica utilizada para construir uma imagem diferenciada a respeito da marca/produto na mente do público-alvo.
O posicionamento é essencial para uma marca, produto e/ou empresa conseguir se diferenciar em mercados altamente vorazes, onde os atributos e/ou preço são completamente semelhantes,
O composto de marketing – 4Ps
O composto de marketing é formado pelos 4Ps estratégicos do marketing: produto, preço, praça e promoção.
- Produto – Aquilo que satisfaz a necessidade ou desejo.
- Promoção – Forma de comunicar ao público-alvo sobre o produto, preço e praça, estimulando a troca.
- Preço – Fator que estabelece as condições da troca.
- Praça – Local que possibilita que a troca aconteça.
O segredo para realizar qualquer estratégia é determinar o melhor composto de marketing para alcançar o objetivo com o público-alvo.
Produto
Segundo Kotler e Armstrong, produto é:
“É a oferta capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo, por meio de uma troca.”
Serviços – Um tipo especial de produto
Philip Kotler e Armstrong definem serviço como:
“Qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico.”
As principais características do serviço são:
- Intangibilidade – Serviços não podem ser tocados.
- Inseparabilidade – Serviços não podem ser estocados.
- Variabilidade – Serviços dependem diretamente de quem o presta. Pessoas diferentes tendem a prestar o mesmo serviço de formas diferentes. Assim como a mesma pessoa em condições diferentes pode prestar o serviço de outra forma.
Promoção
Promoção é o “P” responsável por fazer com que o público conheça a existência do produto e o seu posicionamento.
As cinco principais ferramentas de promoção são:
- Propaganda – Responsável por propagar uma mensagem aos clientes sobre os produtos/serviços com o intuito de ativar a necessidade de adquiri-los.
- Promoção de vendas – Usada para incentivar a experimentação e o relacionamento com o público-alvo. Atraindo, incentivando e/ou convidando o consumidor a uma transação imediata.
- Marketing Direto – Base do marketing de relacionamento, pois é usado para construir relacionamento de duas vias com o público-alvo. Possuindo como característica uma chamada de call to action, personalizada e interativa, a fim de incentivar o consumidor a dar uma resposta imediata.
- Relações públicas – Utilizada como forma de fortalecimento ou recuperação da imagem perante o público.
- Venda pessoal – Possibilita a criação de relação duradoura entre empresa e público devido ao relacionamento ao vivo, imediato e interativo.
Preço
O valor justo atribuído à posse de um produto. O termo “justo”, na definição de preço, significa que só haverá “troca” se o publico-alvo acreditar que ela é justa e adequada.
Praça
Praça é o “P” conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como o composto de marketing que define as estratégias e táticas para disponibilização do produto no mercado, propiciando a troca.
Dica de Ouro
Para se manter saudável no mercado, tão competitivo e dinâmico, a empresa precisa estar atenta a análise do consumidor, a seleção dos mercados-alvo e utilização correta do composto de marketing para poder satisfazer as necessidades do público-alvo. Mantendo-se atualizada quanto ao segmento escolhido e aplicando a análise SWOT periodicamente, a fim de atender e impactar o público da melhor maneira.